the stray girl

Por que esse título? Por que a imagem no topo? De onde vem tudo isso?

stray

 のろいのめか゛ね ~ stray girl in her lenses é o título de uma música interpretada pelos Vocaloids Rin Kagamine e Gakupo Kamui.

Peraí. Vocaloid? O que é isso? E o que querem dizer esses símbolos japoneses engraçados?

Começando do começo: Vocaloid é um programa sintetizador de voz da Yamaha, lançado somente no Japão. Basicamente, você faz música com ele. Mas ele não gera a melodia, e sim o vocal! Ou seja, foram gravadas vozes de pessoas de verdade em um estúdio para fazer o programa, e você vai utilizando as diversas notas musicais baseadas no que eles gravaram para criar uma música. Mais ou menos deste jeito:

Você escolhe a sílaba correspondente à letra, e escolhe qual a nota musical desta sílaba, e assim vai montando a sua música. É claro que é preciso ter conhecimento musical para utilizar o programa, visto que você precisa reconhecer as notas e precisa saber manter um equilíbrio para que o programa não desafine.

Os Vocaloids mais conhecidos são o da linha Vocaloid2. É claro que você não usa qualquer voz para montar as suas músicas, o programa proporciona séries específicas, cada uma voz diferenciada. Cada série, cada voz, é caracterizada. Você cria músicas para aquele personagem específico cantar.

Entre a linha Vocaloid2, temos os personagens:

Miku Hatsune , cujo nome pode ser traduzido em “Som do Futuro”. Miku é practicamente a imagem Vocaloid da Yamaha, foi a primeira da série 2, e é a mais popular e utilizada. Sua voz é a mais fina. Há também os irmãos Rin Kagamine e Len Kagamine, cujas vozes pertencem a uma mesma pessoa, mas em tons diferentes, mais fina para Rin e mais grossa para Len.

Os mais populares que não são da linha 2 são KAITO e MEIKO, com vozes mais sérias, menos infantis, porém soam muito mais robotizados do que as versões mais novas do programa.

Entre linhas mais especiais do programa, temos a versão Gakupo Kamui, criada a partir da voz de ninguém menos do que Gackt, ídolo pop da música Japonesa.

A possibilidade de criar qualquer tipo de música gera milhões de vídeos no YouTube japonês, o NicoNico Douga. Histórias inteiras são criadas para acompanhar a música inventada e os personagens envolvidos nela. Personalidades distintas são empregadas aos mesmos personagens, dependendo do autor da música. São infinitas as possibilidades de trabalhar com o programa e os resultados que podem ser obtidos, que podem ser desde covers de músicas famosas até as mais originais produções independentes.

Ao longo deste blog, com certeza vou compartilhar algumas de minhas produções favoritas dos Vocaloids. Mas de volta ao ponto inicial…

O título da música pode ser traduzido em “Óculos Amaldiçoados – A Garota Perdida Sob Suas Lentes”.

Achei apropriado. As “lentes” não necessariamente precisam estar vinculadas aos óculos que uso, mas as lentes sob as quais vejo o que vejo. Minha perspectiva. Minha visão.

E é só isso.

Simples, não?

 

cosplay: Rin Kagamine (Vocaloid)
cosplayer: こゆき

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s